O que Esperar nos Concursos Federais em 2023
O ano de 2023 promete ser o ano dos concursos federais, com mais de 327 mil vagas previstas. Esta grande quantidade de oportunidades abertas para engrandecer a carreira profissional é prova de que vivemos em um país repleto de oportunidades e que há espaço para todos. É possível observar que grandes órgãos federais têm investido em seu quadro de pessoal, oferecendo salários iniciais que os tornam mais competitivos.
Uma das grandes apostas para 2023 é o megaprojeto de concurso nacional unificado (CNU),
que visa unificar os concursos federais, de modo a permitir que os candidatos possam concorrer a vagas em diversos órgãos federais ao mesmo tempo. O megaprojeto prevê a abertura de 16.790 vagas, sendo 8.106 novas vagas, 8.141 vagas temporárias e 543 vagas destinadas para nomeações. Outros concursos federais já anunciados para o ano são a Câmara dos Deputados, com 140 vagas imediatas e salários iniciais de até R$ 34,8 mil, e os concursos abertos, com 22.744 vagas e salários iniciais de até R$ 30 mil.
O que esperar destas oportunidades é um aumento do interesse dos candidatos, que terão a oportunidade de competir por mais de 327 mil vagas para cargos em diversos órgãos federais. Além disso, o nível de salários oferecidos foi aumentado, o que deixa o cenário ainda mais atrativo.
A expectativa para os concursos federais de 2023 é que os salários iniciais sejam competitivos e que haja mais oportunidades para cargos de alta complexidade e que exijam maior nível de conhecimento. É certo que haverá quem consiga se destacar nestes concursos, já que o nível de exigência aumentou consideravelmente e agora torna-se necessário estar mais bem preparado para não perder a oportunidade de ingressar em alguma das oportunidades oferecidas.
Os órgãos federais, como a Câmara dos Deputados e a Receita Federal, já anunciaram que, além das vagas imediatas, também estão oferecendo vagas para nomeações, o que significa que os candidatos terão a oportunidade de se candidatar a vagas que não estão disponíveis no momento, mas serão oferecidas no futuro.
Portanto, para quem está preparando para os concursos federais de 2023, é importante se manter atualizado e estar ciente de todas as oportunidades oferecidas, além de se preparar para as provas obrigatórias.